STIMMMESL: 71 anos lutando pelo trabalhador
Nesta quinta-feira, 12, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região completa 71 anos e parabeniza a todos os trabalhadores (as) que escreveram essa história repleta de desafios e conquistas.
História
Desde 1942 organizado como uma entidade sindical, apenas no dia 12 de fevereiro de 1944 recebe a carta que aprova seus estatutos e nomeia o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica Mecânica e de Material Elétrico de São Leopoldo e Região.
O STIMMMESL passou por inúmeras mudanças e enfrentou os diversos períodos políticos que o Brasil teve desde a década de 40, sempre lutando em prol dos trabalhadores da região.
Um período bastante marcante para o Sindicato foi o ano de 1986, pois foram importantes períodos de lutas da categoria dos metalúrgicos, devido ao período de demissão numa pequena crise onde o desemprego crescia.
Já em 1990, a categoria começa um processo de redução de jornada e redução de salário, pois praticamente todas as empresas começam a fazer essa proposta para os trabalhadores. Essa medida desencadeou uma paralisação de 16 dias como resposta à ofensiva da patronal.
Nos últimos anos, a entidade vem se somando às lutas da CUT, pela redução da jornada sem redução de salário, contra a terceirização e pelo fim do fator previdenciário.
Hoje, o STIMMMESL cumpre um papel de profundo destaque na organização sindical do Rio Grande do Sul, sendo a segunda maior força política de São Leopoldo.
Serviços
Com uma sede própria, o Sindicato oferece inúmeros benefícios para os associados, como as piscinas, o salão de festas, a valorização do setor ambulatorial, atendimentos jurídicos, além da ampliação nos convênios e a revitalização das subsedes, em Campo Bom e Sapucaia.
Nesta data tão importante, a direção do STIMMMESL salienta a importância de sua história para o progresso da cidade e reforça a luta pelos direitos da classe trabalhadora.
Fonte: STIMMMESL