Blogueiros progressistas continuarão luta por marco regulatório das comunicações

Reunindo cerca de 200 pessoas, a atividade contou com a presença de parlamentares, jornalistas, blogueiros e representantes de movimentos sociais. 

Segundo o diretor da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador, a liberdade de expressão é, no país, uma luta dentro do conceito de direitos humanos. “Nós temos um grande número de pessoas que não têm acesso à liberdade de se expressar. Existe o monopólio por algumas empresas e isso é muito ruim para a cidadania e a construção da democracia no Brasil”, afirmou.

Sobre a censura a blogueiros e meios de comunicação, Paulo Salvador afirma que a recomendação tirada no encontro é que comunicadores e grupos que passarem por isso, não devem aceitar as decisões de primeira instância, recorrendo apenas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Paulo Salvador disse ainda que a expectativa da blogosfera nacional é que se crie uma rede social brasileira. “Temos o Google e várias empresas que ´fazem´ a internet, mas que na verdade são empresas ligadas a grandes grupos econômicos estrangeiros. Nós queremos desenvolver softwares, ferramentas que sejam brasileiras, de pessoas que estejam construindo a mídia livre no país”, disse. Conforme ele, apesar de serem estudos que demandam recursos, acredita não ser uma realidade distante.

Sobre a mensagem de solidariedade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviada ao encontro, Salvador comentou que  “há uma clareza a respeito da construção de uma nova mídia. Ele (Lula) que tanto apanhou da velha mídia, que sempre conspirou contra ele mesmo antes de estar no governo e fez de tudo para atrapalhar o seu governo, reconhece na mídia independente, nos blogueiros progressistas, aqueles que fizeram o combate”, afirmou.

Da Rede Brasil Atual

No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + quatro =