Autopeças elevam faturamento em mais de 17%
O faturamento líquido do setor de autopeças de janeiro a julho cresceu 17,1% sobre o mesmo período de 2016. As vendas para as montadoras subiram 33,1% como consequência do aumento da produção de veículos, puxado pelo envio de automóveis, caminhões e ônibus ao exterior.
Os negócios com o mercado de reposição registraram queda de 2,5%. As exportações recuaram 6,6% quando analisadas em reais. Em dólares houve alta de 6,8%. Os números foram elaborados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) a partir de um levantamento mensal com 64 associadas, que representam 32,2% das vendas de autopeças no País.
Na análise mês a mês o faturamento com as montadoras se mantém acima dos 60% desde janeiro. Exportações e reposição rivalizam em representatividade, mas as vendas ao exterior levam pequena vantagem de cerca de um ponto porcentual.
O emprego no setor de autopeças nos primeiros sete meses de 2017 registrou pequena queda de 1,6% ante o mesmo período do ano passado. A utilização da capacidade instalada em maio, junho e julho esteve na casa dos 65%.
Fonte: Automotive Business