Esse mês nosso mascote está de azul

Após passar o mês de outubro de rosa, esse mês nosso mascote está devidamente trajado de azul em apoio a campanha de prevenção ao câncer de próstata, o novembro azul. O objetivo do movimento mundial é a conscientização dos homens e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

 

 

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve cerca de 68 mil novos casos da doença no ano passado.

As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Um dos maiores agravantes deste câncer é a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas.

Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata.

Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema.

O STIMMMESL alerta que é fundamental os homens estarem atentos a sua saúde e sinais do organismo, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.

 

Fonte: Sindiserf/RS com informações do INCA e Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =