Trabalhador da Taurus testa positivo para Covid-19

A fábrica de armas foi uma das poucas que não parou a produção devido à pandemia

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) recebeu, ontem (13), a notícia que um trabalhador da Taurus testou positivo para o novo coronavírus, o Covid-19. De acordo com o comunicado interno da empresa, ele está em isolamento desde o dia 6 de abril e passa bem.

O STIMMMESL lamenta o ocorrido e manifesta preocupação com os trabalhadores e trabalhadoras da Taurus. “Desde o começo da pandemia fizemos um esforço junto com a patronal de proteger a saúde e a vida da nossa categoria. Muitas empresas da base compreenderam a situação e pararam a produção, o que a Taurus não fez, apenas reduziu o quadro de trabalhadores em 50% e o resultado agora está aí”, declara o secretário de comunicação do STIMMMESL, Anderson Macedo Gauer.

O Covid-19 é altamente contagioso e de acordo com os especialistas, é muito difícil prever como cada organismo pode reagir a doença, pois há desde casos assintomáticos à óbitos em pessoas que não estão no grupo de risco. “Uma das principais recomendações dos órgãos de saúde é evitar aglomerações e contato muito próximo, o que acontece no chão de fábrica, nos refeitórios, nos vestiários das empresas… E agora como fica quem teve contato com o trabalhador infectado?”

No dia 2 de abril, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou o Decreto Municipal N° 9511, que trata de medidas de restrições e isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, até o dia 15 de abril, excluídas as atividades reconhecidas como essenciais.

“Estamos torcendo para que este trabalhador se recupere logo e que seja o único caso na empresa. Infelizmente, a Taurus só pensou no lucro e quem paga o preço é o trabalhador”, enfatiza o dirigente.

Até a noite de segunda-feira, eram 685 casos confirmados no Rio Grande do Sul, com 17 mortes. No Brasil, já são 3.430 casos e 1.328 óbitos.

Fonte: STIMMMESL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =