Coletivo de Mulheres da FTM-RS promove encontro estadual

Diretora do STIMMMESL, Simone Peixoto, e trabalhadoras da base participaram da atividade

 

Dezenas de mulheres metalúrgicas da base dos sindicatos da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM) se reuniram nos dias 4 e 5 de dezembro, na Colônia de Férias da FTM-RS, em Cidreira, litoral norte gaúcho. O objetivo da atividade era consolidar o processo de formação e constituição do coletivo das mulheres metalúrgicas do RS e refletir sobre as perspectivas para 2022. A educadora popular e militante do MTD, Lurdes Santin assessorou a atividade.

A vice-presidente da FTM-RS, Eliane Catarina Morfan de Brito, na abertura do encontro ressaltou que a agenda “reafirma nosso compromisso de luta e resistência na defesa de agregar as pautas das mulheres metalúrgicas”.

“Após uma linda trajetória percorrida com todas durante os encontros, procurando fortalecer nossos espaços de conversas e trocas de experiências, entre as mulheres metalúrgicas RS. Queremos agradecer todas que confirmaram e acreditam que é possível construir um coletivo ainda mais unidas e forte”, disse Eliane.

Houveram duas rodas de conversas com os temas “Ser Mãe e os desafios nessa conjuntura” e “A importância de nossa organização e desafios a serem enfrentados”, além do trabalhado em grupo “somos feitas de retalhos” e as perspectivas para o próximo período. Foi unânime a fala das participantes sobre a importância do encontro para o fortalecimento, troca de experiência e novos aprendizados. Foi indicado que aconteça um novo encontro presencial em março.

“O coletivo é muito importante para o fortalecimento na base e para avançar as pautas das mulheres”, declarou Eliane no encerramento do evento, ao destacar o apoio da Federação na construção e fortalecimento do grupo.

Todo o processo do encontro foi construindo em cima de uma proposta dinâmica e participativa, com momentos de trabalho em grupos, divisão de tarefas com base no diálogo e construção de sínteses coletivas. Participaram mulheres de Venâncio Aires, Pelotas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Horizontina, Carazinho, Santa Rosa, São Leopoldo, Gravataí, Alvorara e Montenegro.

 

Fonte: FTM-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =