Uma em cada 20 pessoas se declara homossexual ou bissexual em Porto Alegre, diz IBGE

Porto Alegre é a capital do Brasil com o maior percentual de pessoas com 18 anos ou mais que se declaram homossexual ou bissexual. Uma em cada 20 pessoas com essa faixa etária na Capital se identifica com uma dessas duas orientações sexuais, segundo mostra a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, levantamento inédito sobre o tema no Brasil, realizado em 2019 e divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual de 5,1% em Porto Alegre representa, em números absolutos, cerca de 60 mil pessoas com 18 anos ou mais se declarando homossexuais ou bissexuais. A capital gaúcha é seguida por Natal, com 4,0%, e Macapá, com 3,9%.

Entre as capitais, o percentual de pessoas declaradas homossexual ou bissexual foi de 2,8%, acima da média nacional, que foi de 1,8%. Porém, o IBGE ressalta que os percentuais dos estados e das capitais não devem ser comparados, uma vez que não são considerados significativamente diferentes entre si em função do intervalo de confiança dessas estimativas.

A região Sul aparece em segundo lugar em relação a outras áreas do país, com 1,7% das pessoas adultas se declarando homossexuais e bissexuais. O Sul está empatado com a região Norte. Ambas aparecem atrás do Sudeste, que foi a região com maior percentual (2,1%), e são seguidas pelo Centro-Oeste (1,7%) e Nordeste (1,5%).

Já entre as unidades da federação, o Distrito Federal é a que apresenta o maior percentual de pessoas que se declararam homossexual ou bissexual (2,9%). O DF é seguido pelo Amapá, com 2,8% e Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas, todos os três com 2,3%.

Em nível nacional, 2,9 milhões dos 159,2 milhões com 18 anos ou mais se declararam homossexuais ou bissexuais, o que corresponde a 1,8% da população adulta no país. Conforme o levantamento, 94,8% dos entrevistados se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual, como assexual e pansexual, por exemplo.

 

Fonte: Sul21

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 12 =