Encontro Estadual do Coletivo de Mulheres da FTM-RS planeja ações para 2023
As diretoras do STIMMMESL participaram do Encontro Estadual
Na sexta-feira (2), dezenas de mulheres metalúrgicas da base dos sindicatos da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) participaram do Encontro Estadual do Coletivo de Mulheres da FTM-RS. A atividade aconteceu no auditório da FETAR, no centro de Porto Alegre e a educadora popular e militante do MTD, Lurdes Santin conduziu a atividade. O objetivo era resgatar as ações realizadas ao longo de 2022 e projetar 2023.
No primeiro momento, as trabalhadoras foram contando suas histórias intercaladas com a de alguma personalidade feminina, para assim conhecerem um pouco da história de mulheres lutadoras. Também foi realizados trabalhos em grupos, onde as participantes fizeram uma avaliação das atividades e ações feitas pelo Coletivo de Mulheres e com as trabalhadoras da base, através da atuação nos sindicatos.
A parte da tarde foi dedicada para o planejamento do ano de 2023. As participantes refletiram sobre os desafios e elencaram as ações que consideram fundamentais, como a criação de coletivos nos sindicatos que ainda não tem, o fortalecimento dos mesmos nas entidades que já deram início ao grupo e um encontro estadual de dois dias, indicado para março.
A vice-presidente da FTM-RS, Eliane Catarina Morfan de Brito, avaliou o encontro como muito positivo e agradeceu a presença de todas. “Fizemos um bonito trabalho este ano”, afirmou ela.
Fonte: FTM-RS
Foto: Renata Machado