Sem aumento: Aneel mantém bandeira verde nas contas de luz de fevereiro

No mês de fevereiro as contas de energia elétrica dos brasileiros não sofrerão reajuste no valor. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que manteve a bandeira tarifária na cor verde.

As bandeiras verde, amarela e vermelha (que podem ser de patamares 1 ou 2), indicam se haverá ou não taxas adicionais na conta de luz. Elas são utilizadas de acordo com dificuldades na geração de energia elétrica, já que no Brasil a principal fonte são as hidrelétricas. Assim, a verde é a de menor dificuldade e custo e as vermelhas, as de maior.

A permanência da bandeira verde desde abril de 2022 indica que os reservatórios de água para produção de energia elétrica estão equilibrados com o consumo da população.

De acordo com a Aneel, a chegada do período chuvoso melhora os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo de produção de energia do que as usinas termelétricas, acionadas quando os reservatórios de água estão baixos.

No caso de haver, nos próximos meses, desequilíbrio entre os reservatórios de água das hidrelétricas e o consumo de energia, as bandeiras amarela e vermelha (1 e 2) podem ser implementadas, aumentando as tarifas.

Este reajuste, segundo a Aneel, pode ser de até 64%, sobretudo porque leva em conta o maior custo de manutenção das usinas termelétricas, por conta do aumento do valor do petróleo e do gás natural no último período.

 

Fonte: Brasil de Fato

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =