Em manifestação na Forja São Leopoldo, Sindicato exige mais segurança para os trabalhadores
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) realizou uma manifestação para exigir mais segurança na Forja São Leopoldo, na manhã desta terça-feira (12). Recentemente, houve um acidente na empresa com dois trabalhadores, um perdeu três dedos e o outro, um. O Sindicato ficou sabendo da situação através de uma denúncia feita na última semana pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).
“Vamos tomar todas as medidas cabíveis e fazer todas as denúncias necessárias para garantir que os trabalhadores tenham segurança no seu local de trabalho. É inaceitável que o trabalhador saia de casa inteiro e volte sem uma parte do corpo”, declarou o presidente do Sindicato, Valmir Lodi.
Há relatos de que um dos trabalhadores mutilados estava trabalhando sem carteira assinada. “Também estamos averiguando essa situação que é gravíssima. E já conhecemos essa empresa por atrasar o pagamento do FGTS de seus trabalhadores”, ressaltou o dirigente.
Outro ponto que os dirigentes chamaram atenção é de que a Forja São Leopoldo teria que ter avisado o Sindicato sobre o acidente e não a Visat. “É muito grave isso que ocorreu e a situação da empresa só piora. Parece que a máquina que mutilou os trabalhadores ainda está em operação e isso não pode acontecer. Essa máquina não pode mais ser usada”, finalizou.
A Visat é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), e consiste num conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e, que devem ser realizadas de forma contínua.
Fonte: STIMMMESL
Fotos: Divulgação STIMMMESL