Ações contra assédios no local de trabalho marcam Setembro Amarelo no STIMMMESL

O mês chega ao fim e com ele a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, Setembro Amarelo. Há anos, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) apoia essa luta e defende que a classe trabalhadora tenha condições dignas de debater e tratar a saúde mental.

Por isso, nas últimas semanas o Sindicato veiculou matérias sobre assuntos e intensificou o combate aos assédios, moral e sexual, já que essas práticas muitas vezes levam os trabalhadores a apresentarem doenças mentais, com ações e a publicação da uma cartilha sobre o tema.

A iniciativa também se dá devido a alteração da Norma Regulamentadora (NR) nº5, que discorre sobre a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que inclusive teve sua nomenclatura mudada para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).

A secretária de prevenção e saúde do trabalhador do Sindicato, Simone Ribeiro Peixoto e o diretor da entidade, Luciano Pereira Correa, ambos metalúrgicos da Delga, realizam uma palestra para os colegas sobre a inclusão do assédio na Norma Regulamentadora (NR 05). A atividade aconteceu no dia 20 de setembro, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da empresa.

 

 

De acordo com os diretores, o convite para a palestra partiu da própria empresa, por ter conhecimento que o Sindicato lida com o tema. Os dirigentes ressaltaram que a atividade foi muito bem recebida pelos trabalhadores, o que gerou muito diálogo sobre o assunto após o encerramento da palestra.

Cartilha

No começo do mês, o STIMMMESL disponibilizou à categoria a cartilha da “Assédio moral e sexual no trabalho: considerações acerca da nova atribuição da CIPA”. O material pode ser acessado aqui.

Com 12 páginas, a cartilha elaborada pelo Sindicato em conjunto com a assessoria jurídica Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados Associados busca auxiliar as trabalhadoras e trabalhadores na identificação e combate dos assédios local de trabalho. Para isso, conceitua e exemplifica os diferentes tipos de assédio, além de abordar como se proteger e onde denunciar.

 

 

Fonte: STIMMMMESL

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =