STIMMMESL se soma ao Setembro Amarelo e fortalece a luta em defesa da vida
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Por isso, hoje (10), o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) enfatiza a importância dessa iniciativa, defende a necessidade da prevenção ao suicídio e enfatiza o lema desse ano da campanha: “Se precisar, peça ajuda!”
O suicídio é uma triste realidade e as taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, no Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).
Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar as subnotificações. O número no Brasil chega aproximadamente a 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas tiram a própria vida por dia.
Outro fator relevante, é que a terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário, segundo dados da Previdência Social, está relacionada aos transtornos mentais. A Norma Regulamentadora (NR-01), das Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, incluiu a identificação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Diante disso, o STIMMMESL reforça a importância de que as pessoas que estejam passando por momentos de dificuldades busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. O suicídio tem causas multifatoriais e na maioria dos casos, podem ser evitados.
CVV – Um importante aliado dessa luta é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço voluntário, sigiloso e gratuito de apoio emocional, com atendimento presencial, via chat e, principalmente por telefone. Voluntários se revezam para o atendimento 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.
O Centro é uma associação civil sem fins lucrativos, com atuação em diversos países. No Brasil, foi fundada em 1 de março de 1962 na cidade de São Paulo. Em 2017, o Ministério da Saúde firmou uma parceria com o CVV, permitindo que as ligações se tornassem gratuitas.
O número de telefone do CVV é 188.
Se precisar, peça ajuda! Juntos somos fortes!
Fonte: STIMMMESL com informações do Ministério da Saúde, Setembro Amarelo e CVV
Arte: Kaylany Ferreira