CUT Regional Vale dos Sinos promove live sobre tarifaço de Eduardo Leite neste sábado

A CUT Regional Vale dos Sinos promove neste sábado (12), às 11h, uma live sobre o tarifaço do governador Eduardo Leite (PSDB) sob o mote “Ruim para quem produz, vende e consome”.

A falsa reforma tributária do governo tucano aumenta de forma definitiva o ICMS sobre produtos da cesta básica de alimentos, encarecendo os custos da agricultura familiar e os preços aos consumidores, e eleva o IPVA sobre carros e camionetes, passando inclusive a tributar veículos, hoje isentos, de 20 a 40 anos, além de acabar com o Simples Gaúcho, penalizando micro e pequenas empresas.

Participarão as economistas Aniger de Oliveira, da bancada do PT na Assembleia Legislativa, e Anelise Manganelli, do Dieese, e o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci. A mediação será feita pelo coordenador da CUT Regional Vale dos Sinos, Francisco Dutzig.

A transmissão ao vivo será realizada pelas páginas da CUT-RS e CUT Brasil no Facebook e contará com publicação cruzada em vários sindicatos e parcerias.

Proposta não corrige injustiças e aumenta carga tributária

Encaminhada pelo governador aos deputados estaduais, no dia 10 de agosto, em regime de urgência, a proposta não corrige injustiças, mas aumenta a carga tributária e já está trancando a pauta de votação do plenário da Assembleia. A previsão é de que seja votada na próxima semana.

“O tarifaço não muda a estrutura tributária do Estado, hoje baseada sobretudo na cobrança de impostos no consumo, o que onera mais quem recebe menos e alivia quem ganha mais, o que é injusto, concentra renda e não reduz desigualdades”, destaca o presidente da CUT-RS.

Para Amarildo, “Leite está correndo atrás de dinheiro para cumprir o seu mandato e utiliza fórmulas que já conhecemos há muito tempo, como o aumento de ICMS, as privatizações e o desmonte do Estado, que nunca deram certo, mas que prejudicam quem está na base da pirâmide social”.

Clique aqui para ver o PDF do panfleto da CUT-RS sobre o tarifaço.

Conheça os participantes

Anelise Manganelli

É economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), graduada e mestre em Economia pela PUCRS.

Aniger de Oliveira

É economista, assessora econômica da bancada do PT na Assembleia Legislativa e formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Amarildo Cenci

É presidente da CUT-RS e diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).

Mediação

Francisco Dutzig

É coordenador-geral da CUT Regional Vale dos Sinos e diretor do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana.

 

Fonte: CUT-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 11 =