Pensar a indústria a partir do desenvolvimento local

Confira o artigo do presidente do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, Valmir Lodi, “Pensar a indústria a partir do desenvolvimento local”, publicada na edição desta segunda-feira (13), do jornal Vale dos Sinos.

No texto, o dirigente ressalta a importância Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, que visa pensar o desenvolvimento industrial a partir das forças instaladas no município. “Com as indústrias que temos instaladas em São Leopoldo, partindo das potencialidades de cada uma é possível conectar pequenas e médias empresas, puxadas pelas empresas de maior porte para que o setor industrial se alavanque e alcance um novo patamar.”

Confira a íntegra do texto:

Pensar a indústria a partir do desenvolvimento local

É fundamental pensar o desenvolvimento industrial de maneira endógena, a partir da força do município projetar o desenvolvimento regional. É isso que se propõe Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, que o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região integra junto com o poder público e as entidades empresariais.

Com as indústrias que temos instaladas em São Leopoldo, partindo das potencialidades de cada uma é possível conectar pequenas e médias empresas, puxadas pelas empresas de maior porte para que o setor industrial se alavanque e alcance um novo patamar.

Para isso, é importante que a indústria ofereça emprego decente para os trabalhadores, em contrapartida, o poder público tem que investir em educação profissional, principalmente dos jovens, para qualificar a mão de obra local. A mobilização da comunidade é outro aspecto importante para o desenvolvimento industrial, para fazer com que todos se agreguem ao processo que culmina com aumento da qualidade de vida.

Quando a indústria se fortalece, empresários expandem seus lucros, trabalhadores garantem empregos de qualidade e aumento de renda, o poder público amplia a arrecadação e toda a comunidade que vive no município é beneficiada através dos investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

Valmir Lodi

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 6 =