CNM/CUT se reúne com juiz do TST para discutir taxas sindicais

Sindicalistas estiveram em audiência com o ministro do TST nesta segunda-feira

O presidente e o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres e João Cayres, estiveram na manhã desta segunda-feira (6) em audiência com o ministro Renato de Lacerda Paiva, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para pedir a revisão do Precedente Normativo 119, que proíbe a cobrança de contribuição confederativa ou assistencial de trabalhadores não sindicalizados às entidades de classe. O encontro foi realizado em Brasília e os dirigentes foram acompanhados pelo assessor jurídico da CNM/CUT, Ronaldo Machado Pereira.

Para o presidente da CNM/CUT, a Justiça não pode interferir na decisão tomada em uma assembleia democrática realizada nos sindicatos de base. “A definição da cobrança da taxa deve ser dos trabalhadores, mas desde que seja decidida em assembleia e que os sindicatos assegurem o direito de oposição a essa cobrança”, disse.

Além dos dirigentes da CNM/CUT, também participou da audiência no TST o secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (Contac/CUT), Nelson Morelli.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 20 =