Parte do Programa Pretinho Básico é transmitido do Sindicato

Parte do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, foi transmitido do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). O apresentador Lelê Bortholacci entrou ao vivo na edição de ontem (16), para falar da atuação do Sindicato junto aos desabrigados por conta das enchentes.

O município tem cerca de 180 mil pessoas atingidas com as enchentes, mais de 100 mil pessoas fora de seus lares, 34 mil casas atingidas pelas cheias e 13 mil abrigados nos mais de 100 alojamentos da cidade. O ginásio Bigornão começou a receber os desalojados na tarde de sexta-feira (3) e chegou a ter 800 pessoas abrigadas. Atualmente, há 500 pessoas de 210 famílias nas dependências da entidade e dezenas de pets, entre cachorros e gatos.

 

 

“É uma organização impressionante aqui no Bigornão”, elogiou o radialista que trouxe mais de cem quilos de ração para gatos, oriundos do abrigo da Ulbra. Os abrigados recebem café da manhã, almoço, café da tarde e janta, além de diversas atividades para as crianças e adolescentes. Na quarta-feira (15), através de uma ação da Rádio Atlântida, foram doados mil cobertores de casal e dois mil, de solteiro. “O que não foi utilizado aqui no Bigornão, eles mandaram para outros abrigos da cidade”, contou Lelê.

O secretário de Finanças do STIMMMESL, Genilso Vargas da Rosa agradeceu o apoio do programa, da rádio e a doação dos cobertores. “Quando estávamos descarregando, ouvíamos as pessoas falaram ‘que bom, essa noite não vou passar frio’ e isso mexe com a gente”, contou o dirigente.

Ao ser questionado sobre o motivo que o Sindicato abriu o ginásio para a comunidade, Genilso salientou a responsabilidade social das entidades sindicais. “Um sindicato é a casa do trabalhador e não pensamos duas vezes em abrir essa casa para essas pessoas que também são trabalhadores. Muitos chegavam aqui sem nada, só com a roupa do corpo”, enfatizou ele que afirmou que o objetivo é dar dignidade e carinho para essas pessoas que perderam tudo.

 

 

O dirigente reforçou a importância das doações, pois com o passar do tempo elas diminuem. “Precisamos de alimentos, a previsão é que o alojamento ainda exista por um longo período e precisamos garantir alimentação pelo tempo que for preciso”, salientou Genilso. De acordo com ele, cada abrigo tem suas necessidades mas, geralmente, sempre precisam de roupas masculinas.

O programa Pretinho Básico está no ar desde 2007. É transmitido ao vivo na Rádio Atlântida, no @livesatlantida no Youtube, de segunda à sexta em duas edições, às 13h e às 18h.

 

 

Fonte: STIMMMESL
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 3 =