Receita alerta para golpe por e-mail que aponta irregularidades na declaração do IR

A Receita Federal lançou um comunicado sobre um novo golpe que está em circulação pela internet e que utiliza indevidamente o nome da instituição, a fim de ganhar credibilidade. O alerta diz respeito ao envio de e-mails falsos que estariam informando os contribuintes sobre supostos erros na declaração do imposto de renda enviada.

De acordo com a nota divulgada no site oficial da Receita Federal, o órgão ressalta que “não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links”.

Em geral, os links e documentos contidos nas mensagens falsas, quando clicados ou instalados nos computadores ou celulares, podem disponibilizar ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes aos golpistas. Por isso, a principal orientação é não abrir arquivos anexados e não clicar nos links disponibilizados.

Para saber se há erros na declaração de IR já enviada, acesse o portal e-CAC e selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na sequência você deverá clicar na aba “Processamento” e, no caso de você ter caído na malha fina, é possível verificar o motivo do erro clicando no item “Pendências de Malha”.

Vale ressaltar que até antes do recebimento do termo de intimação, que serve para comprovar as informações declaradas com a apresentação de documentos, é possível realizar a retificação da sua declaração, corrigindo possíveis erros de preenchimento ou ainda adicionando alguma informação que não foi declarada.

Visando sanar dúvidas, você pode acessar a página da Receita Federal ou ainda procurar uma unidade de atendimento presencial do órgão na sua região. A aba “Denuncie”, da ouvidoria da Receita Federal, também pode ser utilizada para reportar as tentativas de golpe.

término do prazo de envio das declarações de Imposto de Renda é nesta quarta-feira (31). No mesmo dia começam a ser depositadas as restituições do IR.

Fonte: Brasil de Fato

Foto: MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezessete =